covid-19

Começa dose de reforço em profissionais da saúde de pronto-atendimentos

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)/
A enfermeira Talissa Arruda (foto) é uma das profissionais que recebeu a vacina

Há cerca de 10 meses, a tão sonhada vacina contra a Covid-19 chegou a Santa Maria e de imediatou começou a aplicação de doses. No dia 19 de janeiro, um ato simbólico marcou o começo da imunização com duas profissionais de saúde do município: a farmacêutica Catrine de Souza Machado, 30 anos, e a enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos. Nesta segunda-feira, a aplicação da terceira dose aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente começou na cidade. E outra vez, Talissa estava entre os trabalhadores que receberam a vacina, participando de mais um marco na luta contra a Covid-19.

A dose de reforço dos imunizantes aos profissionais da linha de frente da pandemia começou pelos pronto-atendimentos da Tancredo Neves, Patronato, UPA e também nas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Talissa, que além de ser contemplada com a terceira dose, também aplicou a dose nos demais colegas no PA da Patronato.

- É uma sensação de alívio com confiança, em saber que a gente conseguiu andar até a terceira dose. Todos em Santa Maria já estão sendo vacinados, conseguimos atingir as metas e as idades - comemora a enfermeira. 

Saque do auxílio emergencial está disponível para trabalhadores nascidos em junho

Talissa ressalta que a aplicação da terceira dose da vacina é fundamental para o processo de combate ao vírus. Ela lembra da relação direta da vacinação com a queda nas internações por complicações de Covid-19. 

- A vacinação vem para somar, trazer alívio, trazer vida para as pessoas. O que a gente mais quer é trazer um "novo" normal. Em função desta pandemia, ela trouxe muitas reflexões, muitas ponderações referente à vida, referente à forma como estávamos vivendo antes - comenta a enfermeira.

A ação realizada nesta manhã, segundo o secretário de saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, serviu como o primeiro passo dado em relação às aplicações da dose de reforço do imunizante para quem atua na área da saúde. Foram distribuídas cerca de 450 doses nos locais definidos: 

- O objetivo é chegar aqui, pois eles têm dificuldades, muitos trabalham em dois locais, e como já está no prazo de seis meses, nós pegamos essa data como reconhecimento a eles com todo esse trabalho e viemos até os locais para vacinar. 

Teatros e Cinemas de Santa Maria exigirão comprovante de vacina a partir de domingo

Já no Samu, outro ponto selecionado para a aplicação das terceiras doses, foi possível identificar alívio dos profissionais que foram contemplados. O enfermeiro Felipe Fontoura, de 30 anos, comenta que para aqueles que trabalham na linha de frente da Covid-19, a imunização a mais vem a somar na prevenção da doença: 

- Nos sentimos um pouco mais protegidos, embora nem só a vacina resolva todos os problemas, deve-se seguir tomando todas as medidas sanitárias.

O médico do Samu, Ricardo Daltrozo, de 46 anos, também recebeu a terceira dose da vacinação contra a covid-19 e relata estar se sentindo seguro, tendo em vista que é importante para toda a população, mas principalmente para eles, que seguem tendo contatos com o vírus.

- Durante o dia, acabamos entrando em contato com muitas pessoas diferentes, em muitos lugares diferentes, então é uma garantia que estamos mais protegidos - afirma o médico.

Colégio Tiradentes tem inscrições abertas para processo seletivo

Como é comum entre os trabalhadores atuar em mais de um local, Ribas explica que quem não conseguiu tomar a dose reforço nesta segunda-feira não precisa se preocupar, porque terão o imunizante garantido. As coordenações de serviços vão apontar quem não foi vacinado e avisar ao Setor de Imunização, que destinará vacinas para completar a lista de trabalhadores com a terceira dose. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pesquisa revela piora do estilo de vida do brasileiro na pandemia

Próximo

Boletim da Fiocruz mostra sucesso da vacinação contra a Covid-19

Saúde